quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Substitutos



 Claire:Você e eu temos um talento especial, e eu percebi isso imediatamente!

Drew: Diga-me.
Claire: Nós somos pessoas substitutas...
do filme Tudo Acontece em Elizabethtown


" E assim que vi este diálogo percebi que no mundo existem vários tipos de pessoas, mas existe um grupo de pessoas com um dom especial de serem pessoas substitutas. Pessoas que preenchem lacunas na vida de outras pessoas, que preparam esta pessoa para a chegada de alguém, apoiam durante a ausência de alguém, ou ainda ajudam alguém a atravessar uma fase. Mas como saber se você é uma pessoa substituta? Bem, existem algumas considerações que você deve pensar sobre:
* Você se sente confortável com a solidão?
* Frequentemente as pessoas lhe procuram pedindo ajuda ou conselhos?
* As pessoas geralmente se apoiam em você e você se torna um porto seguro em um momento difícil, e você ajuda a pessoa a superar aquela fase? E depois que aquela fase difícil passa essa pessoa se vai.
* As pessoas dizem que são seus melhores amigos, mas você nunca é a primeira opção na vida daquelas pessoas?
* Você é impossível de ser esquecida, mas difícil de ser lembrada?
* Frequentemente você se encontra só esperando que algo aconteça?
* Você não consegue passar muito tempo dentro de um relacionamento, e tem pequenos relacionamentos com muita intensidade no começo que se apagam como uma vela ao vento?
Bem, se você respondeu "sim" a todas as questões acima não quer dizer que você seja uma pessoa substituta, existe uma questão essêncial ainda. A questão que uma pessoa substituta sabe que é uma pessoa substituta, sem ninguém precisa dizer a ela... Hum! Na verdade este modo de pensar é só um jeito simpático de te recolocar em órbita. Se você disse "sim" a todas as questões acima provavelmente você se encontra deslocado, então dizer que tudo isto na verdade faz parte de um dom ou um talento muito especial é só um jeito de lhe confortar, mas isto não pode fazer você estagnar. Na verdade este é um convite muito especial. Se você se acha uma pessoa substituta então significa que você recebeu um convite da vida para ser você mesma, para seguir em frente sendo você mesma, porque você não aceita ser diferente para se enquadrar a realidade ao seu redor. Você interage com tudo mas não aceita tudo.
Talvez mudar para se adaptar seria mais fácil, você viveria uma vida adaptada assim como quando pegam um livro e o adaptam ao cinema, é legal, fica bom, mas quem conhece o livro sabe que o filme nunca é tão bom assim, falta detalhes, falta vida. E no final parece que uma pessoa substituta é um protagonista que age como coadjuvante da sua própria vida. Então hoje fica um convite especial a todas as pessoas substitutas do mundo. Assumam o controle sobre sua vida, continuem a realizar coisas na vida dos outros, mas comecem a realizar coisas em sua própria vida. "

Embora eu tenha ADORADO o texto, discordo em alguns pontos . Não acredito que devemos mudar pra nos adaptar a algum lugar e sim procurar o lugar onde nos sentimos bem. E ainda digo que todo mundo algum dia vai ser uma pessoa substituta, faz parte das coisas da vida. Tem pessoas que são passageiras, como diz o texto só estão ali pra suprir uma falta, ou doar o ombro... Mas todo mundo um dia se torna permanente também. Por isso repito que não acredito no fato de termos que nos adaptar, acredito que o mundo hoje se importa muito com o externo, com o que vão pensar a respeito, se vão gostar ou não, se está na moda e nessa de se deixar levar por estereotipos é que muita gente perde a própria essencia. Se todo mundo parar e olhar pra dentro de si, vai ver que no minimo em 3 das questões citadas no texto a resposta é sim. Porque como eu disse, é a vida. Todos somos substitudos, passageiros e permanentes. Se encontrar, saber sua real essencia é ser os três e ainda ser você . É saber o que deve ser passageiro na vida, pra quem vale a pena você ser uma pessoa substituta e escolher bem quem ou 'quens' você quer ter como permanente.  Você não pode escolher ou mudar o fato de ser ou não uma pessoa substituta, em algum momento você simplesmente será. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário